quarta-feira, 25 de abril de 2012

Escola Dominical É Assim...

22 de Maio de 2011 Domingo

Hoje o tema da lição era: “O Genuíno Culto Pentecostal”. Lembro-me de que sábado a noite estive a pular de alegria porque no dia seguinte era ‘dia de Escola Dominical’. E é realmente algo incrível desejar ir à Casa de Deus, o rei Davi experimentou também este mesmo regozijo.
Começamos uma discussão sobre as maneiras mais variadas e estrambólicas de cultos, citamos vários modismos que se costumam acrescentarem atualmente a liturgia do que seria uma momento de adoração à Deus.  Aprendemos que a palavra liturgia, do grego, longe de significar formalidade de uma cerimônia significa ‘serviço público’. Por isso entendemos que o culto legítimo deve-se por definição a, um serviço prestado ao outro, no caso a Deus. São algumas horinhas, e que horas mais agradáveis, em que um determinado grupo de pessoas se reúnem para adorar, tributar louvor e orar ao Senhor Nosso Deus.
Vimos que no caso da Assembléia de Deus temos como recursos em nossos cultos, para não aderirmos aos modismos litúrgicos, nem nos afastarmos da doutrina pura, os hinos da Harpa Cristã, a leitura freqüente e grupal da Bíblia, sendo a realização da Pregação da Palavra de Deus o momento ápice do culto genuíno. Silas Malafáia repete muito isso em seus sermões. Um destes modismos mais simples seria abdicar do uso da própria palavra ‘culto’ em favor do mero temo ‘reunião’. Um culto é muito mais que uma simples reunião, é um momento intimo de ligação entre a criatura e o Criador. E que há uma receptividade e retorno, visto que Deus é um Ser que tem personalidade própria e age na vida das pessoas.
É necessário a liturgia do culto, a leitura da palavra, cânticos de louvores, e tributos para manutenção da casa, e o principal, que tudo seja feito com ‘decência’ e ‘ordem’ como mencionado por Paulo aos Coríntios. Vimos que é comum, normal ou perfeitamente aceitável que pessoas se emocionem durante os cultos, e até mesmo chorem de alegria ou gratidão ao ouvirem os cânticos  ou mensagem bíblica que lhe toque pessoalmente.
O verdadeiro culto consiste na entrega e rendição do ser a Deus, e esta adoração tem de ser em ‘espírito’ e em ‘verdade’ como citado em João 4, por Jesus á mulher samaritana; e com o coração contrito e quebrantado. A adoração pode ser, como costumeiramente o é, coletiva, porém Deus a recebe individualmente. Ele tem uma particularidade com cada ser humano e cada adorador.
Nosso principal foco foi, à fuga do formalismo ou da religiosidade, que é quando os cristãos se tornam apenas religiosos e cumprem suas funções ministeriais sem convicção/dedicação/consciência e então suas atitudes passam a serem mecânicas e distantes do propósito primário de adorar a Deus.  Esta foi uma bela e bem fundamentada discussão.
Por fim aprendemos que o nosso culto ou devocional a Deus não se restringe simplesmente as noites de domingo quando vamos à igreja com a família, porém o nosso louvor ao Senhor consiste em toda a nossa maneira de viver e agir, tanto em casa, como entre as paredes do Templo, ainda nos ambientes de diversão, lazer, assim como na instituição ou departamento em que trabalhamos.  Não poderia deixar de registrar ainda que, a respeito do que Deus quer de nós, a Bíblia afirma que Ele não quer sacrifícios, porém um coração justo, um espírito íntegro e amor a Ele e sua Palavra. É certo que quem O ama cumpre Seus mandamentos.
Sei que não falei da palavra ‘pentecostal’ que está incluída no título, mas ela profunda demais para ainda mencioná-la aqui, isso talvez fique para o próximo domingo. Já estou ansioso.
                                                         
                                                              Irmão Johnnyson Sales

                                                               

2 comentários:

Johnnyson Sales disse...

A memória desta Escola Dominical, é do ano passado - vejam a data - mas o conteúdo foi insquecível, ainda hoje recordável!

Emidiana Bonini disse...

Muito legal!!!
Experências unicas e marcantes!!!!